Por Fernando Vives
Chamado de Aranha Negra por estar sempre vestido com uniforme preto e agarrar a bola como se tivesse teias nas mãos, o moscovita Lev Ivanovich Yashin foi eleito o maior goleiro do século 20 pela Fifa e também o maior esportista russo de todos os tempos - e olha que a Rússia reinou como potência olímpica por várias décadas. Desde 1994, o prêmio de melhor goleiro de uma Copa do Mundo leva o seu nome. Ele disputou quatro mundiais entre 1958 e 1970, mostrando todos os seus dons aracnídeos, sobretudo em 1958, na Suécia, e em 1966, na Inglaterra. Em 1970, já com 40 anos, foi reserva.
No entanto, o desempenho decepcionante do Aranha Negra no Mundial do Chile, em 1962, é pouco lembrado. A União Soviética chegou à Copa daquele ano com a pecha de favorita. Era a atual vencedora do Campeonato Europeu de Futebol (a atual Eurocopa), disputada em 1960, e tinha nova chance de provar ao mundo que o tal futebol científico, que não deu certo na Copa de 1958, poderia dar resultado. Na primeira fase, duelos contra a pedreira Iugoslávia (vice-campeã europeia, perdendo na final para os soviéticos na prorrogação por 2 a 1, em Paris), a inexpressiva Colômbia e o tradicional Uruguai.
Os problemas de Lev Yashin começaram contra a fraquíssima Colômbia: os russos abriram 3 a 0 nos primeiros minutos de partida. Quando venciam por 4 a 1, Yashin tomou um peru olímpico em escanteio cobrado pelo colombiano Rada - o goleiro e o lateral Givi Chokheli passaram o resto da partida culpando um ao outro pela falha no gol. No fim do jogo, um contra-ataque dos sul-americanos resultou em saída desastrada de Yashin e, consequentemente, em gol. A Colômbia conseguia quase um milagre: empatar a partida em 4 a 4 contra os favoritos. Para ver um compacto desta partida, clique aqui.
Nas quartas de final, contra o anfitrião Chile, Yashin também foi decisivo, mas em favor do time adversário: os chilenos marcaram através de uma falta em que o Aranha Negra ficou esperando uma cobrança em dois toques. No segundo gol, caiu atrasado na bola. A União Soviética perdia por 2 a 1, estava desclassificada e o propagado futebol científico dos russos caiu na piada. Para ver um compacto desta partida, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário